Sanforização

Processo de encolhimento mecánico do tecido no sentido do urdume (comprimento). Durante a construção dos tecidos os fios estão tensionados, fazendo que o tecido construído também saia da mesma forma tensionada, e um tecido confeccionado dessa maneira sofre grandes encolhimento durante a lavagem caseira, dessa maneira, por exemplo, seria necessário comprar uma calça maior que o tamanho da pessoa, para após a lavagem ela servir.

Para evitar esse transtorno e as lojas poderem vender as peças de confecção pronta para o uso o tecido precisa ser encolhido antes de ser confeccionado.

A Sanforizadeira consiste em uma máquina que faz esse encolhimento no sentido do urdume do tecido. Dependendo do tecido pode entrar na máquina 100 metros e sair 85 metros, por esse motivo teve sua popularização dificultada no começo de sua comercialização, devido aos industriais pensarem que estavam perdendo produção, onde passariam a vender menos metros de tecido e ganhariam menos dinheiro.

Diminuindo o comprimento do tecido e mantendo a sua largura consequentemente sua gramatura (peso por m²) aumenta. Processo comum em tecidos de algodão.

Morada

Avenida Joaquim Leite, 562
4765-689 Bairro – Vila Nova Famalicão - Portugal

Contactos

Telefone: +351 252 900 430
Mobile: +351 913 833 737

E-mail

Geral: geral@mmra.pt
Clientes: comercial@mmra.pt